top of page

Poeta Nero

Bem-vindo a um site do poeta e escritor, de carácter temporário.

(Não é tudo temporário?)

@nero.poet
Junte-se aos demais seguidores no Instagram, onde a partilha entre leitores é mais frequente. Assista a vídeos, veja fotografias e atente-se às publicações e novidades. Interaja directamente com o autor.

Untitled
Início: Bem-vindo

Sobre o autor

Nero, pseudónimo de Roberto Simões, nasceu no Algarve, no sul de Portugal, a 22 de Setembro de 1987. Estudou Língua e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O seu espírito criativo revelou-se cedo, escrevendo histórias desde criança. Aos quinze anos, entregou-se a uma só história. Desenvolveu-a, aprofundou-a e maturou-a, por dezoito anos, criando um universo próprio. Escreveu-a, reescreveu-a e reescreveu-se, até que se lhe rendeu.


Oceano – O Reino das Águas, poema épico e fantástico, é o seu primeiro livro, disponível nas livrarias.

Início: Sobre
Untitled
Início: Imagem

Sobre o livro

Oceano - O Reino das Águas é um poema épico monumental sobre a viagem do Homem pelo Oceano, onde maravilhas flutuam e seres fantásticos guerreiam. Com esta obra, o autor procura elevar a fantasia a um patamar superior, através da poesia, privilegiando o poder, a musicalidade e o encanto supremos da palavra. Ao mesmo tempo que honra as mais clássicas influências do cânone (de Homero a Dante e a Camões), procura desafiá-lo.

“Um Homem mergulha no Mar. Morre e ressuscita e quando acorda tem o corpo transformado, apto à vida nas profundezas. Descobre um novo mundo, pleno de criaturas fantásticas, de culturas plurais, de monstros e inimigos apavorantes. Esperam-no missões dificílimas, profecias impossíveis, ameaças asfixiantes. Teme o que vem, mas não menos do que aquilo que foi. 


O leitor acompanhá-lo-á – na estranheza de cada olhar, na inaptidão de cada movimento, na surpresa do não-dito. Em cada verso, uma onda. Em cada onda, um novo verso. Um círculo por fechar, a cada um que se abre. A cada abraço, o espectro de um golpe. A imprevisibilidade. A resistência de seguir, o prazer da auto-descoberta. Um ritual de iniciação, de elevação, de exaltação. O círculo, cinco vezes, rumo à perfeição do acaso ou do destino. O amor, a traição. O desespero, a frustração. A esperança, a raiva, o ódio puro. A vingança. A inocência. O mal. A religião. A sabedoria, o esquecimento. 

O eu – no reflexo do outro."

Um ambicioso trabalho de dezoito anos, cujo resultado nos chega absolutamente surpreendente, numa edição em capa dura.


Mais do que uma aventura de perder o fôlego, de proporções avassaladoras e de poderosíssima ressonância emocional, uma lúcida e inspirada ode à humanidade (a todos os seus defeitos e qualidades), à literatura e à própria língua portuguesa.

Início: Texto

"Escreve o acaso o destino de todas as coisas."

Nero, Oceano - O Reino das Águas

Início: Citação

Entrevista a Nero

Clique e assista à entrevista ao autor.

Início: Vídeo
venus_edited.jpg

Mais vídeos disponíveis no canal de Youtube (Poeta Nero) ou na rede social Instagram (@nero.poet)

Início: Título

Efemérides

Nero finaliza a obra Oceano - O Reino das Águas.

5 de Julho de 2020

Nero inicia a obra Oceano - O Reino das Águas.

25 Dezembro de 2002

Nasce o poeta Nero.

22 Setembro 1987

Início: Notícias

Contactos

Início: Texto

Obrigado pelo envio!

Início: Entre em contato
oceano o reino das aguas nero.jpeg
Início: Imagem

Na imagem, o frontispício da obra "OCEANO - O REINO DAS ÁGUAS".

Início: Texto
bottom of page